O principal objetivo é promover a inclusão digital e a autonomia da pessoa idosa no mundo tecnológico atual. Ao final do curso, o aluno será capaz de:
Compreender os conceitos básicos de Inteligência Artificial: O que é, como funciona e onde está presente no dia a dia (muitas vezes sem que percebamos).
Utilizar assistentes virtuais: Dominar o uso de ferramentas como Alexa, Google Assistente e Siri para realizar tarefas por comando de voz, como fazer chamadas, criar lembretes de medicamentos, ouvir música e obter informações.
Explorar o potencial de aplicativos com IA: Aprender a usar aplicativos de tradução, reconhecimento de imagem, e outras ferramentas que simplificam tarefas diárias.
Interagir com chatbots e modelos de linguagem como o ChatGPT: Entender como conversar com sistemas automatizados para obter informações, escrever textos e até mesmo explorar a criatividade.
Navegar com mais segurança no ambiente digital: Conhecer os princípios de privacidade de dados e aprender a identificar possíveis golpes e informações falsas.
Estimular a atividade cognitiva: Manter a mente ativa através do aprendizado de novas habilidades e da interação com tecnologias inovadoras.
Público-Alvo:
Pessoas com 60 anos ou mais, com pouca ou nenhuma familiaridade com Inteligência Artificial, que desejam aprender a utilizar as novas tecnologias para facilitar o cotidiano e se manterem conectadas. Não é necessário ter conhecimento prévio em informática.